Do que trata um médico homeopata?
Muitas pessoas ficam em dúvida sobre como funciona o tratamento homeopático. Por se tratar de uma abordagem diferente da medicina tradicional, é comum não saber exatamente como iniciar o processo.
O primeiro passo é consultar um médico homeopata. Durante a consulta com este profissional, ele fará uma série de perguntas para compreender de que maneira os sintomas estão prejudicando o dia a dia de cada paciente.
Além disso, o homeopata busca identificar por quais outros problemas a pessoa está passando e situações da vida que estão acarretando a doença e sintomas apresentados.
Acompanhe este artigo até o final, para conhecer sobre essa especialidade!
O que é homeopatia
Classificada como uma terapia alternativa, uma das características da homeopatia é que ela coloca maior atenção no paciente, não na doença. Para devolver a saúde, são oferecidos estímulos para que o próprio corpo consiga processar a recuperação.
Para a homeopatia, os sintomas são considerados uma reação contra determinada doença provocada pelo desequilíbrio da energia vital. Nesse contexto, o objetivo do tratamento homeopático é restabelecer o equilíbrio do organismo.
Nesse tipo de tratamento, o intuito é reestabelecer a saúde física e emocional sem que para isso seja necessário usar medicamentos químicos que podem gerar diversos efeitos colaterais.
Doenças tratadas pela Homeopatia
A homeopatia permite cuidar e tratar inúmeros problemas físico ou emocional apresentado, ainda que sejam casos de doenças crônicas ou agudas, já que essa forma de tratamento melhora a qualidade de vida do paciente. Como por exemplo, temos:
- Ansiedade;
- Artrite Reumatóide;
- Bronquite;
- Cefaléia;
- Cólica;
- Colite;
- Constipação Intestinal;
- Depressão;
- Dermatite;
- Distúrbios do Início e da Manutenção do Sono;
- Distúrbios do Sono por Sonolência Excessiva;
- Distúrbios Menstruais;
- Distúrbios Somatosensoriais;
- Eczema;
- Esofagite;
- Estomatite;
- Faringite;
- Gastrite;
- Herpes;
- Otite;
- Psoríase;
- Refluxo Gastroesofágico;
- Rinite;
- Sinusite;
- Transtornos da Lactação;
- Transtornos da Memória;
- Transtornos da Nutrição Infantil;
- Transtornos de Aprendizagem;
- Transtornos do Crescimento;
- Transtornos do Desenvolvimento da Linguagem;
- Transtornos do Sono;
- Transtornos Psicofisiológicos;
- Transtornos Respiratórios;
- Urticária;
- Também é usada para tratar doenças agudas como infecções, febre, otite, sinusite e amigdalite.
Dependendo da situação, após uma avaliação detalhada é possível que o médico homeopata solicite exames para chegar a um diagnóstico mais preciso. Feitos esses procedimentos, é indicado qual medicamento homeopático será usado no tratamento.
Benefícios da homeopatia
São diversos os benefícios oferecidos pela homeopatia. Não é por acaso que este tratamento é tão procurado nas mais diferentes situações. Vejamos quais são.
1. Diminuição dos efeitos colaterais - Devido às dosagens menores e à maneira que o tratamento homeopático é estruturado, não há efeitos colaterais se comparados aos dos medicamentos tradicionais.
2. Prevenção de novas doenças - Pelo fato de a homeopatia tratar o paciente de uma forma integral, não focando apenas na doença apresentada no momento, essa atenção a variados aspectos da saúde evita o surgimento de outros problemas.
3. Reequilíbrio do organismo - As fórmulas dos medicamentos homeopáticos são cuidadosamente desenvolvidas para reequilibrar o organismo sem que isso provoque agressões.
4. Melhor relação entre médico e paciente - Como mencionamos, na consulta com um médico homeopata o foco não é apenas a doença. Este profissional busca conhecer com detalhes o que está afetando o paciente para ver as origens do problema.
5. Diminuição dos custos com o tratamento - O tratamento homeopático é bem mais acessível se comparado aos medicamentos tradicionais. Além de as receitas homeopáticas não serem caras, pelo fato de as doses serem menores, o medicamento rende por mais tempo.
Lembre-se, para que o resultado do tratamento ocorra da forma esperada é essencial que o paciente siga à risca a prescrição do médico homeopata e realize os acompanhamentos necessários.
Caso tenha interesse em fazer um tratamento de homeopatia, entre em contato conosco. Conheça ainda mais detalhes de como cuidar bem da saúde sem agredir o organismo.