Clínica Leben

Blog

Home Blog Homeopatia para ansiedade: o mal da atualidade

Homeopatia para ansiedade: o mal da atualidade


A ansiedade é o transtorno mental mais comum na sociedade moderna, segundo dados de órgãos internacionais de controle de doenças. Por esse motivo, os medicamentos utilizados para seu tratamento estão na lista dos mais vendidos.

A situação merece atenção, uma vez que se constata que o uso indiscriminado desses medicamentos pode causar diversos sintomas indesejados como confusão mental, insônia, impotência sexual, agressividade e pode levar à dependência.

Diante desse quadro, a homeopatia para ansiedade é importante opção de tratamento, uma vez que é capaz de agir de forma efetiva sem causar efeitos colaterais, mantendo a eficácia no tratamento com bons resultados, além de ser mais acessível pelo seu custo mais baixo e não causar dependência.

Leia este artigo até o final e saiba mais sobre esse tratamento.

O que é ansiedade?

Todas as pessoas sentem ansiedade em determinados momentos da vida, dependendo do desafio a ser enfrentado. É uma sensação decorrente de uma excessiva excitação consequente à interpretação de uma aparente situação de perigo. Sua diferença para o medo está que este tem um motivo real e palpável, enquanto na ansiedade o fator de estímulo tem características mais subjetivas.

Já é  considerada a doença do século pelos especialistas em saúde pois atinge quase 10% da população brasileira, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Tratamento homeopático para redução da ansiedade

Como já mencionamos, os sintomas de ansiedade afirmam que algo não está normal em nosso organismo, resultando em um desequilíbrio emocional. Por isso, é fundamental realizar uma consulta para compreender o que está ocasionando esse distúrbio e qual tratamento será mais eficaz para o seu caso específico.

A homeopatia pode ser utilizada como uma terapia para reduzir o estresse, para isso, promove uma a melhora através do fortalecimento do organismo, permitindo uma recuperação mais rápida e eficaz. O médico homeopata identifica a causa do distúrbio, além de levar em conta o histórico de vida, fatores importantíssimos para o tratamento.

Princípios ativos utilizados nas preparações homeopáticas

A fórmula dos medicamentos são extraídas dos reinos vegetal, animal e mineral. Depois passam por um processo de manipulação e diluição, para então oferecer pequenas doses do princípio ativo, que ao serem ingeridas de forma regular e conforme o tratamento estabelecido pode proporcionar o equilíbrio orgânico. Devido a isso, o medicamento homeopático não gera impactos negativos ao corpo.

Outro ponto relevante sobre os princípios ativos comumente nos medicamentos homeopáticos é  que são indicados para bebês, crianças, adultos e idosos, não existe restrição de idade exatamente por não oferecer riscos à saúde, porém, a dose e o tratamento deve ser  indicada por um médico homeopata.

Benéficos do tratamento homeopático para ansiedade

Além da segurança e eficiência dos medicamentos homeopáticos, conheça outros benefícios deste tratamento:

Atuam eficazmente sobre a ansiedade e os transtornos de sono associados -  O indivíduo sente alívio dos sintomas a nível psíquico (distúrbios do sono, irritabilidade), físico (dor de cabeça, problemas digestivos, contraturas musculares, palpitações, cansaço persistente) e comportamental (hiperatividade, falta de concentração, baixa autoestima, consumo excessivo de substâncias nocivas, como café, tabaco, álcool), facilitando uma terapia mais global e personalizada.

Apresentam tolerabilidade e ausência de dependência - Não foram descritos efeitos secundários relevantes associados à sua ingestão, assim como distúrbios gastrintestinais, reações de fotossensibilidade, redução da lividez, boca seca, entre outros. Portanto, é possível tomar medicamentos homeopáticos durante um longo período e interromper a sua toma sem sofrer qualquer efeito secundário ou dependência.

Compatibilidade farmacêutica - Nos casos em que existe dificuldade ou negação do uso de psicofármacos por parte do doente, os medicamentos homeopáticos surgem também como um complemento, reduzindo a necessidade de prescrição de ansiolíticos ou o aumento da dose de psicotrópicos, minimizando possíveis efeitos secundários.

Não causam sonolência - Os medicamentos homeopáticos não afetam a memória ou a capacidade de concentração. O paciente pode estudar, trabalhar e manter o ritmo de vida sem alterações. 

Não afetam a coordenação - É possível conduzir e trabalhar com equipamentos que requerem atenção especial, uma vez que não influenciam os reflexos.

Seguros para doentes de risco - Como idosos, pessoas com insuficiência respiratória, doentes com insuficiência renal ou hepática, doentes polimedicados, grávidas e lactantes.

É importante ressaltar que para tratar pacientes com problemas psíquicos, a homeopatia procura cuidar do paciente de forma integral, psíquica e fisicamente, segundo seus procedimentos habituais.

Em caso de dúvidas, busque sempre o auxílio de profissionais de sua confiança. Não hesite em procurar ajuda quando perceber que algo não vai bem com seu organismo.

Clique para visualizar a imagem

Veja também

Outras postagem recentes, clique em saiba mais para visualizar

Homeopatia

Saiba o que é, como afeta a nossa vida e o que muitas pessoas têm feito para minimizar os efeitos da ansiedade