A Homeopatia nos Transtornos Emocionais
Tão em evidência nos dias atuais, os Transtornos Mentais e Emocionais têm ocupado boa parte das queixas dos pacientes no consultório, em muitas ocasiões são a única e principal queixa.
Já por ocasião de um desequilíbrio, o organismo ainda pode conseguir compensar até certo ponto, que, a partir dali a pessoa fica vulnerável aos estímulos que antes ela conseguia relevar. Por exemplo pode ficar mais irritado por poucos motivos ou ter reações de fúria ou pode simplesmente se isolar e esconder seu sofrimento.
Uma surpresa, um choque, uma desilusão, todas elas suprimem em nós uma energia que pode ter repercussão física e emocional. É nesse contexto que a homeopatia tem sua indicação.
À luz da consulta e do tratamento homeopático o paciente já aborda de maneira diferente aquela situação de adversidade. Pode contemplar a mesma problemática de uma nova visão e aí sim buscar nele mesmo a saída. Tratar é trazer à consciência, é aprender com os tropeços da existência.
Hoje cada vez mais precocemente se tem contato com agentes estressores externos, tanto que crianças e adultos jovens já mostram sinais de esgotamento mental e irritabilidade.
Tanto mais tempo permanecermos com um humor alterado em nossa mente, menor é nossa capacidade de interagir, raciocinar e pensar. E assim deixamos de evoluir, de crescer e ter uma vida plena. O contrário também é verdadeiro, situações mentais positivas são facilitadoras da boa saúde corporal.